De modo geral, para verificar-se se a força de fechamento de uma injetora será suficiente, deve-se multiplicar a superfície/área projetada da peça sobre o plano paralelo com a superfície das placas pela pressão de injeção necessária para injetar-se a peça. É recomendável que a força de fechamento seja 20% superior a necessária para a injeção da peça em questão.

O método mais simples consiste em multiplicar a superfície projetada da cavidade (em cm2), pela pressão no interior da cavidade (que é diferente para cada resina) como mostrado na tabela abaixo, onde se consideram também a influência das paredes finas e o fluxo de resina desde o ponto de injeção até o ponto mais distante (os dados da tabela são valores médios, extraídos de experiências práticas).

Desejando-se calcular a força de fechamento necessária com mais exatidão, deve-se considerar a grande influência da espessura da peça em função do comprimento do fluxo. Também é recomendável utilizar-se um fator de correção para a viscosidade.

Para cálculos ainda mais precisos ou para produtos complexos, recomenda-se a utilização de softwares de simulação de injeção CAE, baseado em análise por elementos finitos, que oferecerão extrema precisão no cálculo da força de fechamento, bem como na previsão de eventuais falhas no preenchimento das cavidades.